28 de dezembro de 2009

"Tudo tem uma moral: é só encontrá-las."


Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido como Lewis Carrol, foi um escritor e matemático britânico, e é mundialmente famoso por ser autor do clássico livro Alice no País das Maravilhas.

A história de Alice no País das Maravilhas se originou em 1862, quando Carroll fazia um passeio de barco no rio Tâmisa com sua amiga Alice Liddell(com 10 anos na época), e suas duas irmãs, as três filhas do reitor da Christ Church. Lá ele começou a contar uma história que deu origem à atual, sobre uma garota chamada Alice que ia parar num mundo fantástico após cair em uma toca de coelho. A Alice da vida real gostou tanto da história que pediu que Carroll a escrevesse.

Os livros infantis de Lewis Carrol contem inúmeros problemas matemáticos e lógicos contidos no seu texto. Muitos enigmas contidos na suas obras são quase imperceptíveis para os leitores atuais, principalmente os não-anglófonos, pois continham referências da época, piada locais e trocadilhos que só fazem sentido na língua inglesa.

Lewis Carrol nasceu em Cheshire, no dia 27 de de janeiro de 1832 e faleceu em Guilford, no dia 14 de janeiro de 1898.

Em 2010 estréia o filme Alice no País das Maravilhas produzido pelos estúdios do Walt Disney e dirigido pelo polêmico diretor Tim Burton, famoso pelos filmes em stop-motion como O Estranho Mundo de Jack e A Noiva Cadáver. A nova versão sobre a aventura de Alice no mundo fantástico traz as características estranhas de Tim Burton, conhecido por suas criações digamos "esquisitas". O ator Johnny Depp faz o louco Chapeleiro, personagem que lhe caiu como uma luva, já que Johnny preferi personagens exóticos como Edward, Mãos de Tesoura, este também criado pelo excêntrico Burton.

Confiram o trailler do filme!



2 Outras confissões...:

Mensageiro Obscuro disse...

Alice no País das Maravilhas é uma linda obra, ainda quero conhecê-la mais a fundo. A música "White Rabbit" da banda de rock psicodélico setentista Jefferson Airplaine narra a ambientação desse mundo fantástico de Lewis Carroll. Vale a pena conferir o clipe no You Tube.

Seria legal tirar o captcha daqui.

Átila Siqueira. disse...

Bom encontrar esse espaço, não poderia deixar de visitar. Bom também saber desse novo filme, vou ver se assisto.

Depois divulgo o blog no meu espaço.

Um grande abraço,
Átila Siqueira.

Postar um comentário