17 de novembro de 2010

O Cheiro de Nárnia



Caso tenham reparado, o título da postagem é meio inusitado mesmo...rs. Me peguei pensando um tempo atrás na lembrança que me traz um cheiro...um aroma. Pode ser terra molhada, um perfume não identificado da infância, ou o cheiro de um livro... O livro, eis o principal tema desse tópico!

Quando recomecei com meu hábito perdido da leitura, percebi que algo me chamava atenção no livro - cada um tem seu aroma particular. Mas não vou ficar aqui tentanto identificar a fragrância de cada um, cabe ao leito reconhecer qual seu perfume predileto: aventura, drama, romance, policial, terror...

Na minha estante, identifiquei um caso genuinamente raro, o livro estava lá, entre os outros, quietinho... Não sei se posso afirmar que eu tenha um livro preferido, mas este, realmente me comove de todas as formas, apesar de suas histórias serem singelas, embora muito significativas. Estou falando das Crônicas de Nárnia, escritas por C.S. Lewis, um autor irlandês e mundialmente conhecido pelas aventuras numa terra imaginária chamada Nárnia.

Confesso que antes do lançamento do filme "As Crônicas de Nárnia- O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, nunca tinha ouvido falar de C.S.Lewis, muito menos de Nárnia. Eu morava numa cidade pequena, que nem cinema tinha. Sobre o acontecimento do eventual filme eu tinha lido numa revista de circulação nacional uns meses antes do lançamento e posteriormente, o filme acabou sendo estreiado na cidada, pois abriram um pequeno shopping com 3 salas de cinema, mas eu não fui assistir, apesar de ouvir bons comentários sobre o filme, o que me deixou curiosa e acabou me levando a procurar por ele, que saiu de cartaz depois do meu súbito interesse.

Não esqueci do filme, mesmo indo assistir quase 2 anos depois. Mas este atraso me fez procurar o livro. Naquela cidade, o cinema tinha recentemente chegado, e lá não tinha livraria, os livros, em sua maioria best sellers, vendiam numa farmácia de franquia.Então, uma vez encontrei lá, tcham-tcham-tchamtcham! As Crônicas de Nárnia, volume único, 80 reais! Não era uma pechincha, mas fiquei eufórica...rs. Na época, eu não tinha nenhum centavo no bolso, e até hoje vivo assim, olhando prateleiras, namorando os livros de longe... Mas meu pai, um belo dia, trouxe o livro para mim! Fiquei tão feliz, parecia uma criança, eu tinha 18 anos, nunca tinha ficado tão feliz quando ganhei um livro..

Comecei a lê-lo e carregá-lo por onde eu andava, era um livro especial. Na época eu já tinha começado a escrever Lagoena e as Crônicas de Nárnia me apresentou a dimensão que é inventar um mundo, aprendi muito com isso, me trouxe clareza e profundidade, a minha criação se tornou mais intensa, muito mais real para mim. Agora tenho grande estima por Nárnia e enorme adimiração por C.S. Lewis.

Em julho desde ano, fez 4 anos que me aventurei pelas terras de Nárnia, conheci Aslam , os irmãos Pevensi, e embarquei no Peregrino da Alvorada, minha crônica favorita. E nunca, até hoje, me esqueci no cheiro de Nárnia. O livro continua com o mesmo cheiro de novo, é só abrí-lo e perceber, é o único na minha estante que conservou e ainda conserva o aroma fresco, cálido e orvalhado, o cheiro de Nárnia. Não tem o cheiro da farmácia porque quando foi comprado ele estava embalado no papel-filme...rs.,apenas sua fragrância me remete àquele momento de descoberta, de pura magia.

Toda vez que abro as Crônicas de Nárnia, nem que seja para ler uma pequena passagem, sinto-me felicitada, pois ali encontrei companhia e consolo, posso ter a certeza que Nárnia é real em meu coração...

Para quem é fã das histórias de C.S.Lewis eu indico os sites:
CSLewis
MundoNarnia


E mais, aqui vai um dos traillers da divulgação do filme As Crônicas de Nárnia- A Viagem do Peregrino da Alvorada que estreia em 10 de dezembro.





Obs: Para escutar o audio é só pausar a música do blog no final da página.


Por Nárnia!Por Aslam!


Laísa C.






0 Outras confissões...:

Postar um comentário