16 de julho de 2012

Além do Nunca

"Cada vez que uma criança diz "Eu não acredito em fadas" em algum lugar uma pequenina fada cai morta no chão."

Essa frase nos desperta o gosto da infância. Quem não conheceu Peter Pan, o menino que nunca envelhece? Apesar da trama já ser conhecido]a na época em que foi concebida por James Matthew Barrie, a aventura desse personagem ganhou maior popularidade através dos desenhos do estúdio Walt Disney.

J.M. Barrie foi um grande dramaturgo britânico. Nasceu na Escócia em Maio de 1860. Filho de um tecelão com uma dona de casa. Jamie era o nono dos dez filhos que o casal teve, um de seus irmãos morreu aos quartoze anos,vítima de um acidente de patinação. Dizem que o talento de Jamie, como era chamado, serviu para entreter a mãe, depressiva, com seus trejeitos teatrais, o menino chegou até a vestir as roupas do irmão falecido para tentar aplacar a dores da mãe, e foi ela quem ensinou o futuro autor a gostar de histórias.

Jamie conheceu o teatro na escola. E descobriu autores como Julie Verne, James Fenimore Cooper e Mayne  Reid. Mais tarde, depois de formado na Universidade de Edimburgo, trabalhou como jornalista. Mudou-se para Londres, onde começou a exercer a função de escritor. Em seu primeiro romance Better Dead, ganhou crítica por sua originalidade.Sua fama veio com a peça:"Auld Licht Idylls", retratando a vida escocesa. Foi muito elogiado pelos críticos.  Posteriormente, em 1891," The Little Minister" sua peça melodramática, foi filmada após ter sido apresentada no teatro alcançando imenso sucesso. 

Agora chega a vez de nosso personagem principal aparecer. Peter Pan ganha vida no romance adulto The Little White Bird. O garoto poderia ser encontrado nos jardins, à noite.Peter Pan foi produzido para os palcos em 1904, mas a peça teve que esperar vários anos por uma versão impressa definitiva e não apareceu com uma historia narrativa até 1911. O livro foi intitulado Peter e Wendy. No epílogo do romance, Peter visita uma Wendy já adulta.

A história sobre Peter Pan cresceu a medida que J.M.Barrie a contava para os filhos da viúva Sylvia Llewelyn Davies, filha do romancista Georde Du Maurier. Barrie tornou-se guardião das crianças assim que a mãe faleceu. 

No filme "Em busca da Terra do Nunca", o ator Jonny Deep interpreta o escritor retratando a época em que conheceu a jovem viúva, vivida por Kate Winslet. Quem quiser se emocionar com enredo simples e mágico, fica a dica. O cenário é fascinante e a época nos instiga ainda mais a imaginação para descobrir quem foi J.M.Barrie, o homem que nos ensinou a nunca entregar a infância que carregamos no coração.



                     JMBarrie.com
                     The Literature Network
                     QDivertido.com.br

Espero que tenham gostado.
Até a próxima!


3 Outras confissões...:

Lu Piras disse...

Super interessante, Laísa! Gostei de saber mais sobre o incrível criador de Peter Pan, uma das minhas histórias favoritas.
Gostei muito do filme Em Busca da Terra do Nunca. Me deu até vontade de assistir de novo.

Beijocas,

Lu
@LuPiras80
www.equinocioaserie.com

Gisele ♥ disse...

Essa frase ainda faz parte da minha vida ! Adorei saber mais sobre ele.

Yane Faria disse...

Muito bom saber sobre quem é a pessoa por trás das histórias que lemos, desde que comecei a ler criei o habito de saber mais sobre o autor, uma mera curiosidade claro :)
Obrigada por me mostrar.
Programei algumas postagens no blog e elas entram sozinhas, então, quando tenho tempo é que faço uma visita e vejo as novas postagens dos amigos, por isso não havia visto essa ainda.
Parabéns, gostei muito. Bjs

Postar um comentário