23 de julho de 2012

Felizes para sempre?

Os contos de fadas sempre nos deram a segurança de que no final tudo dará certo... A princesa encontrará seu príncipe "encantado". A mocinha voltará com segurança para casa... Mas não foi com esse intuito, o de mostrar o "lado belo", que o fotógrafo francês Thomas Czarnecki criou sua própria visão sobre as fábulas infantis. No ensaio "From enchantment to down", Do encantamento à queda, Thomaz faz uma releitura numa pespectiva trágica. Ele esboça o final de forma crua e cruel, ainda sim não perdendo o contexto de cada personagem que quis retratar. Segundo o artigo do Uol Notícia, ao indagar o objetivo do ensaio, o fotógrafo diz que: "seu objetivo era criar um "choque de culturas", mostrando o contraste entre a ingenuidade dos contos de fada e as imagens cruéis da realidade, divulgadas na mídia."

O ensaio não é nem um pouco apelativo. Thomas soube dosar o choque da violência com a leveza dos contos de fadas. Estudando melhor as imagens, o fotógrafo chegou ao equilíbrio, gerando uma boa crítica, é claro, ao seu favor.

Do encantamento à queda

Foi o grande lobo mau? O Chapeuzinho Vermelho em - 'Final Feliz'.

 Cena do crime: Alice aparece amarrado a uma cadeira em um porão abandonado ao lado do coelho branco em 'Alice - apenas uma armadilha'.

 A rainha foi seu desejo: Ainda outra heroína foi pega de surpresa em 'Branca de Neve - Meu doce príncipe'.

 É meia-noite: sapatinho da Cinderela está no topo das escadas em "Cinderella - Too Fast"

Um final ao contrário em ' A Pequena Sereia - Na outra margem'.

O sonho acabou Bela em 'A Bela e a Fera - Não tão romântico'

 Um caçador leva uma beleza como prêmio em 'Pocahontas - Mais um troféu'.

 Será que foi o gênio? Uma nuvem irrompe de uma lâmpada mágica aos pés de outra princesa da Disney em 'Jasmin - Um último desejo '.

 Noite longa: A beleza loira de cabelos  sem seu príncipe em 'A Bela Adormecida - Garota desobediente'.




Espero que tenham gostado.
Até a próxima! 


2 Outras confissões...:

Ágata Bresil disse...

Nossa, eu adorei essas fotos, aliás, adoro fotografia e ver essa interpretação dos contos de fada é realmente fantástico, ainda bem que o fotógrafo não seguiu para um lado trágico e forte do negócio.

Adorei. Beijos. Tudo Tem Refrão

Laísa Couto disse...

Obrigada pela visita.

É sempre uma honra vê-la por aqui.

Bem, ao contrário de algumas críticas, o fotógrafo soube "dosar a mão" para pegar leve na mensagem.

Postar um comentário