12 de dezembro de 2014

Abrindo outra porta



Olá, pessoal,

Os leitores mais antigos já devem ter lido algo sobre o projeto Lagoena aqui nesse blog, um romance que comecei escrever em 2005, terminei em 2010 e que no ano seguinte, 2011, o publiquei como série virtual no site BooKSérie. Todos que aqui chegavam aos poucos, sabiam que minha grande intenção era conseguir uma editora para esse projeto que é uma trilogia, então, depois de muita  luta consegui que a Editora Draco apoiasse e em 2014 ano saiu Lagoena - O Portal dos Desejos.

Em Outubro fizemos um pequeno lançamento, com direito a cupcakes e brigadeiros, depois o livro foi destaque no jornal O Estado como o único romance infantojuvenil local a ser apresentado na 8ªFelis, Feira do Livro de São Luís, que este ano homenageou a literatura infantil. Nunca contei pra vocês de onde sou, né? Mas agora já deu pra descobrir. 


Tive boas experiências nessa feira, eu conheci Marina Colasanti PESSOALMENTE, isso, ela autografou um livro e eu dei um Lagoena - O Portal dos Desejos para ela, quando perguntei se queria dedicatória, foi muito gentil e espontânea em aceitar, mesmo nervosa consegui escrever algo.

"Laísa, logo logo vou ter ler."

Tá, eu sei que será um caso muito excepcional se ela foi realmente ler esse livro, então, nem me iludo, mas foi muito emocionante encontrá-la e ouvi-la falar sobre os contos de fadas, sua especialidade. Já escrevi um post sobre Marina Colasanti aqui no blog. Ela foi  um dos 48 autores selecionados para o Salão de Livros de Paris 2015. Tive a oportunidade de participar de uma oficina com Marcelino Freire,  que também figura na lista, foram 3 dias de aprendizado, trocando ideias, o Marcelino é uma pessoa muito simples, impossível não ficar à vontade na sua presença. Ele gravou uma entrevista comigo para seu projeto Quebras, que visa um tour por algumas capitais do Brasil para conhecer o trabalho de autores locais. Eu vou incorporar o vídeo aqui, vocês podem encontrar outras entrevistas com outros autores no canal Todas as Quebras no Youtube.

9
(Desconsiderem meu "lidas de pesquisa")

Eu tenho falado muito no Facebook que já estou entrando na vibe do segundo livro da trilogia Lagoena. Em 2014, eu pretendia ter a primeira versão do livro completa, mas não me concentrei o suficiente para me dedicar a isso, por outro lado, depois de 9 anos cuidando do primeiro livro, me senti meio esgotada, então fui ler, fazer  outras coisas de "gente normal", mas decidi que em 2015 eu tenho de trabalhar no segundo livro, que já tem um subtítulo prévio Lagoena - A Feiticeira do Espelho, como o nome sugere, teremos uma grande vilã, ele entregue um segredo que plantei no primeiro livro, já montei toda estrutura e rascunhei os primeiros capítulos, mas eles não estavam me agradando, não era o que eu queria, então pensei outra possibilidade, uma ideia que eu havia descartado, mas que soou melhor do que a que eu estava insistindo escrever. Vou começar novamente,  o esquema que fiz e coloquei na parede do quarto está me ajudando a amadurecer as ideias. Levantei algumas pesquisas, a nova história deve ter o início com período pós Segunda Guerra como plano de fundo, num país que não foi atingido por ela, mas que esteve no meio do conflito, e acredite, ele existe: Liechtenstein, um minúsculo principado que fica situado entre a Áustria e a Suíça. Percebi que acabo escolhendo lugares pequenos que passam despercebidos para abrigar meus personagens, como o Reino do Vinagre, no primeiro livro. Acho que isso tem uma explicação, passei 20 anos da minha vida morando num lugar minúsculo. Não vou retratar Liechtenstein ao pé da letra, vai servir somente como inspiração.

Então, isso é só um tiquinho do que posso revelar por enquanto. Sobre Lagoena - O Portal dos Desejos, o feedback está sendo bastante positivo até agora, ainda não apareceu ninguém para me xingar...hehe

Estou realmente contente e satisfeita com o retorno dos leitores, é um estímulo para continuar acreditando nessa história. A Editora Draco esteve com uma promoção até dia 10, Lagoena - O Portal dos Desejos saindo por R$30,00 nas compras acima de 2 exemplares, mas quem quiser adquirir ainda para esse Natal, o livro ainda está com o preço de pré-venda R$39,90 frete incluso, o sistema ainda não foi atualizado, então aproveite clicando aqui.  ;)

Até a próxima!

Laísa Couto


5 Outras confissões...:

Samuel Cardeal disse...

Adorei saber um pouco sobre o próximo Lagoena, e já tenho a impressão que vou gostar ainda mais que do primeiro.

Ana disse...

Eu disse que daria certo! E aguardo pelo próximo com muita expectativa!

Laísa Couto disse...

Oi, Samuel,
Obrigada pela visita, espero que o segundo livro de Lagoena seja inesquecível para o leitor.

Laísa Couto disse...

Ana, vou dar o meu melhor. Obrigada pela visita.

Ágata Bresil disse...

Eu fico tão feliz com o reconhecimento que você tem recebido, é um prazer fazer parte disso. Me envolvi demais com Lagoena, eu até já quero reler... sério, mal reli uma vez, ja quero de novo. Estou ansiosa para o segundo volume.

Quando a Desventuras em Série, estou contentíssima com seu comentário lá no post, eu amoooooo as Desventuras do Baudelaire, já terminei de ler e agora estou postando as resenhas aos poucos, pra ver se segura um pouco dessa saudade. Que bom que tenho você pra comentar sobre os livros! Por favor, comente comigo todas as suas impressões sobre... porque eu AMO, de verdade a escrita do Daniel Handler (Lemony Snicket) e concordo plenamente com seus comentários sobre a arte que ele tem de não nos deixar lamentar muito.

Beijos. Tudo Tem Refrão

Postar um comentário